Páginas

domingo, 20 de janeiro de 2013

Sessão: Filmes de livros 2013

   OOI, tudo bem com vocês? faz um tempão que eu não posto né?
   Mas hoje eu vim aqui para continuar os post sobre filmes e livros que eu quero assistir, e os livros de hoje são Guerra mundial Z de Max Brooks e Ana Karenina de Liev Tolstoy, eu sei que um não tem muito a ver com o outro, combinar estilo não é exatamente a intenção do post.
Vou começar com Guerra Mundial Z, porque eu li um pouquinho do livro.
Com Guerra Mundial Z, o norte-americano Max Brooks faz uma paródia dos guias de sobrevivência convencionais e expõe a paranoia coletiva que tomou conta do mundo, em especial dos Estados Unidos, na era Bush. No livro, que dá continuidade ao bem-sucedido O guia de sobrevivência aos zumbis, o autor adota um tom científico nas pretensas entrevistas que conduziu com os sobreviventes do ataque que quase extinguiu a humanidade. O narrador de Brooks é um integrante da comissão da ONU encarregado de elaborar o relatório sobre o assustador conflito que quase aniquilou o planeta. Da identificação do paciente zero, contaminado nas ruínas de Dachang, na China, até Mary Jô Miller, a arquiteta de elite que pode pagar para se proteger, passando pelo depoimento de um soldado da infantaria que lutou no conflito, nada escapa à verve do autor. Irônico, Brooks destaca ainda o quanto os homens são ingênuos em achar que podem se defender de pragas e criaturas alienígenas. Governos corruptos e com interesses eleitoreiros podem destruir qualquer Departamento de Defesa, ou conduzi-lo para o front errado. O autor mostra ainda como as sociedades desmoronaram e foram forçadas a se reorganizar após o colapso das instituições que as mantinham, levando as pessoas a atos extremos de heroísmo e altruísmo, bem como de egoísmo e mesquinhez. Além de recorrer ao fantástico para traçar um painel das reações humanas diante de crises e tragédias inexplicáveis, Brooks tece comentários ácidos sobre temas diversos como o autoritarismo na China e na União Soviética; a falsificação de relatórios de inteligência por parte do governo dos Estados Unidos para justificar a invasão ao Iraque em 2003; o impacto social e ambiental de grandes empreendimentos como a represa de Três Gargantas, na China; a opressão imposta por regimes fundamentalistas, como o talibã no Afeganistão e o tráfico internacional de órgãos, envolvendo países como o Brasil.
Minha opinião: é claro que eu não posso falar muito porque só li um pouquinho, a verdade é que eu só li umas 18 paginas e abandonei, por que? Eu odeio manuais de instruções e isso não faz exceção para coisas de zumbis, mesmo que eu adore coisas de zumbis (`-_-´).
  Mas eu estou louca pra ver o filme!
Tomara que eu tenha dinheiro esse ano porque eu vou gastar!

Uma das melhores obras de Tolstói, o romance Ana Karênina narra a história do amor difícil e controvertido vivido pela protagonista Ana na Rússia czarista. Ela é uma mulher casada que vai atrás de seu amante Vronski mas, arrebatada por uma paixão proibida, resvala cada vez mais para um abismo de mentiras e destruição. Tolstói questiona o significado da vida e da justiça social tendo como pano de fundo as crises familiares. É o maior romance do adultério na literatura universal.

Minha opinião: Esse vai um dos livros que eu só vou ler quando pegar na mão, tipo os livros da Jane Austen, que eu nunca li nenhum, mas já vi os filmes e maei as historias, vou ver o filme primeiro e eu tenho certeza de que Ana Karenina vai entrar pra minha lista de filmes de época que eu amo.







Filmes de época com a Keira Knightly são sempre meus favoritos.

E por hoje é só pessoal, até qualquer dia, pois voces sabem eu só escrevo se estiver apta pra isso.

Nenhum comentário: