Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

Cigarro matou mais que a Segunda Guerra Mundial.

Olá pessoas, hoje vim falar sobre uma coisa séria, o vicio no cigarro.





Uma das principais causas de morte no mundo é o cigarro, que continua a gerar lucros exorbitantes devido à alta dependência que causa nas pessoas.

Mesmo com os grandes esfôrços que o País vem tendo, de acordo com a OMS, o Brasil ainda tem cerca de 15% de sua população "adulta" como fumante (como disse adulto, já não se sabe os jovens de hoje em dia). O estudo ainda aponta que 13% das mortes no Brasil podem ser atribuídas ao uso do cigarro, o que dá um número de 130 mil pessoas por ano ou em torno de 350 por dia.




Segundo informações do Ministério da Saúde, apenas a fumaça do cigarro reúne por volta de 4.700 substâncias tóxicas diferentes, das quais muitas possuem efeitos cancerígenos.
Porém mesmo com a consciência que temos hoje e com as diversas campanhas contra o tabagismo, a industria do tabaco ainda fatura bilhões de dólares todos os anos.





Programa Nacional

Recentemente o Brasil tem recebido diversos elogios da OMS graças ao emprenho nas campanhas antitabagistas. O nosso País é um dos poucos do mundo a ter diversas atitudes que restringem o uso do cigarro, seja proibido o uso em locais fechados a até mesmo o uso de fotos e advertências nos maços como um lembrete constante do mal que o fumo pode causar.
O Brasil tem também um program nacional de combate ao tabagismo chamado de "Programa de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco de Câncer" que tem como objetivo estimular comportamentos e estilos de vida saudáveis na população. O programa evolve as três instâncias governamentais (federal, estadual e municipal) e visa capacidade e apoiar todos os 5.561 municípios brasileiros para diminuir o numero de fumantes e mortes relacionadas ao cigarro.



Informações retiradas do jornal Veran / Ano 15 | Nº 152 - 01 a 15 de maio de 2014


"Vamos dizer NÃO ao tabagismo, vamos dizer não há essa coisa que tira tanta gente do mundo silenciosamente, pois não damos muita atenção quando alguém morre por ter contido uma doença ao excesso de tabaco, não damos tanta atenção quando alguém acaba  contraindo o câncer.
Vamos cuidar de nos mesmo, cuidar de nossa saúde, cuidar daqueles com quem nos importamos, pois não é só tragar o cigarro que você pode contrair uma doença, só de inalar a fumaça que sai dessa coisa, nós adoecemos aos poucos."

Eu mesmo sofro muito quando chego perto de um fumante, porque eu tenho renite cronica, ou seja o minimo cheiro que essa coisa souta, minha renite já ataca, começo a ter ataque de espirros e dor no peito.

DIGA NÃO AO TABAGISMO.



É isso, obrigada pela atenção e até os próximos post ;D

bj bj bj, tchau! 

Nenhum comentário: